Mitologia eslava
Mitologia eslava

A mitologia eslava e religião eslávica evolui por mais de 3000 anos. Acredita-se que algumas partes dela são do período neolítico e talvez até do mesolítico. Esta mitologia possui vários traços comuns com diversas religiões indo-europeias.
Fontes primárias
São conhecidos poucos registros escritos que sobreviveram dos séculos antes da cristianização. Alguns acreditam que o controverso Livro de Veles é um texto sagrado dessa religião. O Saxão Gramático é outra fonte de autenticidade disputada. A Crônica dos Eslavos por Helmoldo é em geral aceito como uma fonte genuína, tratando de cultura e eventos do final do primeiro milênio. Uma fonte de maneira não aceitável subestimada e bastante enigmática é o Veda Slovena - uma compilação de canções rituais arcaicas búlgaras, que preservou importantes fragmentos do folclore pagão eslavo.
Mundo
Os três reinos
De acordo com o Livro de Veles, a religião eslava reconhece três reinos, que possuem ênfase particularmente dos neopaganistas que se baseiam no Livro de Veles. O principal símbolo das ideias cosmogônicas dos eslavos era a Árvore do Mundo, ou Yggdrasil como era também conhecida pelos escandinavos. Os eslavos imaginavam que todos os três reinos eram situados verticalmente numa gigantesca árvore de carvalho, que segura todo o universo. Em sua copa estava o céu/paraíso eslavo, conhecido como Svarga, residência de Svarog ou Iriy. Nas raízes do carvalho estava o inferno, residência de Chernobog, Morana e Zmey. Os três reinos são:
- Yav, o mundo material; está no tronco da Árvore do Mundo, é onde estão as criaturas vivas, etc.;
- Nav, o mundo imaterial;
- Prav, são as leis que governam os outros dois mundos.
Fonte Wikipédia